Esse universo materno infantil nos trás muitas surpresas, aprendizados e histórias de vida rica em desafios, diários. Há 2 anos que ouço histórias, que ouço relatos de partos, de gestações, histórias de amor e superação.

Como fotógrafa,  sou uma consumidora voraz de imagens, principalmente de bebês, comecei a ver umas fotos estranhas que me chamaram  atenção um tempo atrás, fotos com o bebê rodeado de agulhas, fiquei curiosa, busquei me informar e tive a resposta, que compartilho agora com vocês, com a corajosa mamãe Andreia e sua filhota linda, Elisa. <3

Trombofilia é uma maior propensão à “ocorrência de eventos trombóticos venosos”. Traduzindo: é uma tendência ao chamado “sangue grosso”, que, na prática, contribui para o entupimento de veias. Não se trata de uma doença, mas de uma condição que pode ter diferentes causas. Como o sangue fica mais espesso, pode haver entupimento tanto das veias da mãe como obstrução da circulação do sangue que vai para a placenta. Se metade das veias da placenta  entopem, ela começa a se descolar antes da hora – esse é um dos principais riscos para grávida com trombofilia. Nos casos menos agressivos, pode haver obstrução parcial das veias da placenta. Isso reduz o fluxo de sangue e, consequentemente, de nutrientes que chegam ao bebê. Por isso, a trombofilia também está ligada à redução do crescimento fetal. Além disso, quando 90% das veias da placenta ficam obstruídas, o bebê vai a óbito. Isso aumenta o risco de abortos de repetição, assim como de parto prematuro. Em relação à saúde da mãe, uma das complicações mais temidas é a embolia pulmonar, que é quando as artérias ou veias do pulmão ficam obstruídas. Além disso, a gestante com trombofilia tem mais risco de desenvolver pré-eclâmpsia.  (Fonte- revista Crescer 2017)

Tenso não?

E como as mamães tratam essa questão na gestação para garantir a saúde dela e do seu bebê?

Com 2 picadinhas diárias na barriga ou na coxa, para garantir uma gestação segura, por isso as agulhas presentes em muitas fotos de bebês. As agulhas que ajudam a mamãe a seguir com a gestação até o final, as agulhas que ajudam a salvar vidas, por isso fazer essa foto tem um significado tão especial!

Quem trouxe essa história aqui para o estúdio foi a Andreia, ela veio fazer o ensaio newborn da sua pequena, que nasceu prematura, o ensaio foi feito já com 31 dias de vida, conversando no dia do ensaio, ela me explicou toda sua jornada com as famosas agulhas, com o medicamento que segundo ela, arde ao entrar na pele, que ela mesmo se aplicava todos os dias, me emocionei com a história, convidei ela para um  novo ensaio.

Elisa linda,  cheia de saúde com 43 dias!

<3

Meu coração se enche de gratidão com essas histórias!